Tudo começou hoje de manhã em conversa com a Sharon. Ela falou sobre as buscas “engraçadas” que caiam no blog duma amiga dela. Resolvi ver o que rolava no meu blog. Essa daí eu escolhi pra hoje porque, apesar de não ser engraçada, é fácil de responder 🙂
Como bom girino que sou, vou dar duas respostas. Uma delas correta, a outra uma girinada. Cabe ao leitor ser esperto e descobrir qual a certa.
Primeira explicação…
Sabe se bem que os relógios de sol foram os primeiros, e estes usavam um ponteiro único que era a sombra de um braço fixo. Os responsáveis por essa invenção, ao que parece, foram os gnomos. Quer dizer, eu também hesitei em acreditar. Mas a wikipédia falou, tá falado. Mas acho que nosso colega queria saber dos modernos relógios mecânicos, de dois ponteiros móveis. Nisso a controvérsia é ainda maior. Porque de gnomos, criaturinhas mágicas, evoluímos pra uma criaturinha mágica maior e mais vermelha: o Papa. Foi o Papa Silvestre II que ganhou o mérito, mesmo o califa Harum-ahal-muffada tendo muito antes enviado um elefante que sabia ler as horas para a corte de Carlos Magno.
Chineses e árabes, ao que parece, eram muito bons com toda essa relojoaria, e vários tratados dos séculos IX, X e XI sobrevivem em chinês, árabe e espanhol contando toda essa arte em detalhes. Mesmo assim ainda faltava um pedaço pro relógio de ponteiros: O ponteiro (duh) dos minutos!
Esse daí quem ganhou foi um ser mundano, nada de elefantes, gnomos ou sumo-pontífices… Foi um tal de Irmão Paulo que em 1475 descreveu o primeiro relógio com ponteiro de minutos. Mesmo assim a wikipédia acha que ele carece de fontes.
No fim, meu amigo, acho que não era bem isso que você queria saber! Provavelmente sua professora de ciências não sabia ensinar direito e falou que o Galileu inventou em 1657 o pêndulo, e conseqüentemente o relógio de pêndulo e todos os outros relógios até a invenção do cristal de silício semi-condutor 😛
Mas lembre-se: confira toda essa estória, pois pode ser uma girinada!
Outra explicação…
Bah, gnomos e papas… Quem acredita nisso? Os romanos, como se sabe, já marcavam bem o tempo com clepsidras, que eram relógios de água. Inclusive tinha um enorme no prédio do Senado, roubado de Siracusa, é claro, e projetado por Arquimedes. Mas esses não tinham ponteiros. Era o nível da água que indicava o tempo.
Carlos Magno andou revivendo um pouco a civilização européia, e existem registros de clepsidras com ponteiros (na verdade eram marcadores presos numa bóia, igual temos em caixa d’água ou em tanques de gazolina de fusca) que corriam ao longo de uma escala graduada. Mas ainda assim, não é o que você quer.
Os árabes, por outro lado, herdaram do grego a mania de contar as horas a partir de meia noite. Igual fazemos hoje! Parece que era muito útil pra calcular o calendário lunar e o diabo do ramadã deles,que cada ano cai numa época diferente. Pois bem, Seleucidas estabelecidos em Bagdá no século IX herdamos os primeiros relógios de ponteiro. Claro que, numa civilização diferente, numa época tão antiga, os registros não ficam claros, mas em 1088 o matemático e engenheiro árabe Almir al-Satr publicou um livro sobre mecanismos e engenhos em geral que se intitulava (numa tradução porca e mal feita porque não sei árabe e traduzi foi do inglês da wikipédia) “O livro do conhecimento em engenhosos dispositivos mecânicos”. Nesse livro ele descreve vários tipos de relógios com ponteiro único, inclusive um dispositivo baseado em sinos, que poderia tirar toda a glória do Galileu na sua invenção (sim, sim, nessa explicação eu não nego que a sua professora provavelmente é burra e queria que você falasse logo que era galileu, em 1657, porque essa data não dá pra girinar.. É conhecida demais…).
Ainda assim faltava o ponteiro dos minutos, ah esse famigerado ponteiro que nos deixa tantas noites sem dormir enquanto esperamos que ele simplesmente ultrapasse o outro, só pra perceber que ele está novamente tentando alcançá-lo!
O ponteiro de minutos foi uma invenção difícil. Mesmo com os pêndulos de Galileu, as pessoas ainda tentavam se virar com um ponteiro só. Claro que isso causava um enorme transtorno. Imagina o TAMANHO do relógio pra poder caber 60 marcações entre uma hora e outra? Ainda bem que os ocidentais usavam 2 turnos de 12 horas, e não o turno único de 24 horas dos gregos antigos e árabes…
Foi só em 1747 que Voltaire descreve um relógio maravilhoso feito pelo relojoeiro parisiense Mr. Cadran de la Montre, que teria 2 ponteiros, um deles somente para os minutos. Era ainda um “design” primitivo, já que pela descrição de Voltaire, os ponteiros giravam em mostradores distintos. Era como se fossem dois relógios lado a lado: um para os minutos e outro para as horas.
Mas a evolução daí por diante foi rápida, e na década seguinte já praticamente todo relógio fabricado na europa possuía os tais dois ponteiros.
E nessa estória toda, lembrei que sua professora poderia ser ainda mais burra! Nem é relógio de ponteiro o que ela quer, e nem galileu que ela não entendeu. Ela quer mesmo é o relógio de pulso! E pior, ela acha que foi o Santos Dumont. Aí melou, porque a rainha Vitória, da inglaterra, já usava relógios de pulsos feitos pelo relojoeiro do palácio de Buckingham mais ou menos um século antes do nosso anãozinho voador pensar no dele. (Putz, algum ufanista tomou conta da wikipédia e deu um jeito de garantir o lado do Petit Santôs: Ele mais seu amigo relojoeiro Louis Cartier inventaram não o relógio de pulso, mas o relógio de pulso “For men”, afinal os modelos anteriores eram todos para mulheres… Tá bom viu!)
Enfim, se você for curioso, vai investigar e descobrir qual estória está certa. Se for esperto, já vai sair sabendo bem mais que quando entrou, e se for burro vai responder pra professora a verdade e levar um zero. Então, seja sensato. A menos que você consiga desbancar sua professora num debate justo, minta! Diga que foi Galileu, e depois Santos Dumont. É isso que ela quer ouvir! Depois, na surdina do recreio, junte a molecada e mostre esse post no meu blog. Te garanto que a vida da professora nunca mais será a mesma com as risadinhas pelas costas e os desenhos dela com orelhas de burro no quadro negro.
P.S.: Coloquei o post na categoria de “muler pelada” pra ver se dá mais público 😉 Confessa que era isso que você tava procurando quando me achou aqui! Confessa!
quais sao os tipos de rlogios?
Muito bom post! merece ser guardado como imagem, veja http://www.tecnofagia.com/internet/como-salvar-uma-pagina-da-web-como-figura
Girino,eu achei o máximo suas explicações, a primeira muito mais fundamentada, portanto muito melhor! Não precisa colocar na categoria de mulher pelada ( se tiver, nada mal!) Achei você inteligente e bem humorado. Tô freguês! Gustavo
A wikipedia disse? kkkkk então tá… a wikipedia é como uma Bíblia tecnológica, criada pelos próprios homens com a intenção de “tentar” passar algumas coisas como verdade.
Não foram os gnomos que criaram, o primeiro relógio e sim o primeiro relógio tinha o nome de Gnomom e começou a ser usado em 5.000 aC. com os Gregos.
@Max:
Na verdade tem um pouco de licença poética da minha parte. A Wikipédia diz que foi criado pelos Gnomons, confundindo o nome do instrumento com o nome do povo que o criou. Pra ficar mais engraçado o “engano” wikipédico, eu tirei o “n” dos Gnomons 😉
ooi quero saber tudo sobre relogio
relogio
OOIIEE QUERO SABER TUDO SOBRE OI CALENDARIO RELOGIO;.
este texto é muito grande voces tem que resumir
mais eu adorei
eu amei esse texto
eu gostei
muito bom e enteresante
oi esse relogiio
do seculo90
Eu sempre quis saber quem inventou o relógio de ponteiro e aki achei a resposta. Muito obrigado. Achei o máximo.