Ontem no trabalho entregaram uma “cartinha” pras mulheres, exaltando as virtudes femininas. Hoje, pela rua afora, vejo rosas sendo distribuídas. Não sei se é só eu, mas pra mim isso tudo vai de encontro com o que o dia de hoje representa.
Há exatos 100 anos, 8 de maio foi o dia escolhido pela manifestação das mulheres de Nova Iorque para lutar pelos direitos das mulheres: Salários e horários de trabalho iguais aos dos homens e direito a voto. Um ano depois, com muitas baixas pelo caminho, elas conquistaram alguns desses direitos. Um século depois, e muito mais baixas, o luta ainda não terminou. Salários femininos ainda são diversas vezes menores que os masculinos. A violência contra a mulher continua. As mulheres em cargos de chefia ainda são uma minoria, e o preconceito que exige das mulheres feminilidade e submissão ainda se expressa com rosas e cartinhas no dia 8 de maio.
Pra mim hoje é um dia de luto. Mesmo o famoso incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist ( http://en.wikipedia.org/wiki/Triangle_Shirtwaist_Factory_fire ) tendo acontecido apenas anos depois das primeiras manifestações do dia da mulher, este é um dos eventos lamentados no dia de hoje. E é apenas o pior deles, porque os eventos envolvendo o maltrato às mulheres e a repressão contra a luta dos direitos da mulher são infinitos…
Feliz? Sim, porque muitas conquistas foram conseguidas, mas ainda não totalmente feliz. Feliz será o dia onde poderemos ver as mulheres realmente em pé de igualdade com os homens. Não só em casos isolados, mas no mundo como um todo. No dia a dia. Feliz será o dia em que dos 365 dias do ano, nenhum será o dia da mulher, porque todos eles serão dias para todos, de ambos os sexos.
Enquanto tivermos luta para lutar, o dia internacional da mulher não é um dia de exaltar a feminilidade, mas um dia para lembrar a luta que ainda precisa ser travada, para mostrar ao mundo que as mulheres ainda estão dispostas a isso, e para lamentar os terrores e perdas do passado. É um dia de luto pelas tragédias passadas, mas de comemoração das conquistas. É um dia de luta, como devem ser todos os outros 365.
Rosas? Se quiserem, mas antes das rosas, consciência, força e determinação, que são as virtudes que levarão as mulheres a uma posição digna na sociedade.
Feliz luta, e boa sorte!
—girino 12:10, 8 Março 2008 (BRT)