Em Roma, coma os romanos!

Estádio de futebol inacabado.
Estádio de futebol inacabado.

O Ricbit me sugeriu blogar sobre Roma antiga (o fato dele estar por lá deve ter influenciado a decisão, não?) E depois de pensar sobre vários assuntos blogáveis, como comparar Júlio César @ wikipedia.org (en) com Al-Capone @ wikipedia.org (en) (depois de ler Paul Veyne @ wikipedia.org (en) falando que a constituição romana é semelhante à da máfia, que também daria um bom post mas precisaria de váaaaaarios dias pra pesquisar sobre a máfia antes de escrever), lembrei desse próverbio inglês:

When in Rome, do as the Romans do.

Que em bom português é normalmente traduzido por:

Em Roma, como os Romanos.

E resolvi blogar sobre a sua origem. Pra variar, vou mandar ver logo duas hipóteses, a girinada e a verdadeira (ou pelo menos mais provável, por falta de fonte realmente fiável sobre o assunto provérbios populares).

Primeira versão (a versão religiosa):

A primeira versão é religiosa. E começa assim: No início do cristianismo, a hierarquia entre os bispos da igreja católica ainda não estava totalmente definida, e essa coisa que temos hoje de One Pope to rule them all não existia ainda. Cada bispo era basicamente autônomo na sua cidade. Foi nessa época que Santo Agostinho @ wikipedia.org (en), recém chegado de Roma questionou Santo Ambrósio @ wikipedia.org (en) (uma deliciosa cerveja canadense, por sinal) sobre as diferenças de costume. O que mais chocava o coitado do santo era o diabo do jejum:

Em Roma jejuamos na sexta feira, disse Agostinho.

Pois em Milão, não! Replicou Ambrósio.

Mas se eu venho de Roma, e sigo a igreja de lá, devo jejuar?

Olha, meu amigo, deixa eu te dar um conselho: Em Roma, coma os romanos! Em Milão, coma bife à milanesa!

Santo Agostinho, padroeiro da presidência do Paraguai.
Santo Agostinho, padroeiro da presidência do Paraguai.

Era, claro, um trocadilho infame quanto aos jejuns (jejuns, coma bifes, etc, entendeu???). E ao que parece, o chefe da guarda pretoriana @ wikipedia.org (en), uma espécie de Protógenes Queiroz da época, tinha escutas apropriadamente colocadas nos principais gabinetes de autoridades (a pedido do imperador Teodósio Lula da Silva @ wikipedia.org (en), que nega saber de qualquer coisa), escutou a hilária conversa e divulgou aos panfleteiros de plantão (que faziam o papel de divulgação de fofocas de forma impressa, algo mais ou menos semelhante às revistas semanais hoje em dia).

O resultado foi um rebuliço só: Bife a milanesa virou prato nacional, a ser comido nas sextas feiras, e o provérbio “Em Roma, coma os romanos” tomou o império de tal forma que Teodósio proibiu seu uso em locais públicos, mas de nada adiantou. A coisa só cedeu em meados do século XIX, na inglaterra vitoriana que se considerava o novo Império Romano e admirava de tal forma a sua antiguidade que ressuscitou e recriou tudo que por lá havia. Inclusive os provérbios. Mas o puritanismo dos vitorianos ainda sobrepujava sua admiração por Roma. Quando republicou e traduziu as cartas de agostinho, Robert Burton preferiu poupar a sociedade da época de tamanha devassidão, e deu a ela a nova tradução, que é a que conhecemos até hoje:

When in Rome, do as the Romans do.

Segunda versão (a versão laica).

É muito fácil atribuir provérbios romanos a religião, afinal Jesus mesmo, na bíblia, já diz: A César o que é de César. E foi mesmo César (um dos) quem protagoniza a nossa segunda versão. César, o Júlio, foi famoso por vir, ver e vencer @ wikipedia.org (en). Augusto por pagar suas dívidas nas calendas gregas. Nero, coitado, por por fogo em Roma @ wikipedia.org (en), e Cláudio @ wikipedia.org (en) por ser retardado e aleijado1).

E depois eu que sou feio...
E depois eu que sou feio…

Pois foi esse mesmo Cláudio, que hora é retardado, hora um grande estudioso2), quem recebeu o embaixador da Trácia, no ano de 43 DC3). E benzadeus, ele como bom romano que nunca tinha saído da itália e passava as férias de verão em Ariminum @ wikipedia.org (en), achou o costume de arrotar depois da refeição simplesmente uma porcaria completa! Indignado, não só expulsou o embaixador de sua presença como mandou uma legião inteira para conquistar a Trácia (sim, a dinastia júlio-claudiana @ wikipedia.org (en) era meio temperamental: o Tio-avô dele, Júlio, contratou uma frota naval para perseguir e capturar os piratas que o haviam seqüestrado e depois os crucificou, isso tudo para cumprir uma promessa que ele fez pros próprios piratas, dá procê?).

Por fim, ele foi pessoalmente à capital da Trácia onde exigiu vassalagem ao Sátrapa @ wikipedia.org (en)4) com um discurso sobre boas maneiras à moda romana. Pra terminar, o sair do palácio ainda indignado, soltou:

E de agora em diante, quando for a Roma, faça como os romanos!

References

References
1 Na verdade não dá pra saber muito bem o que ele era, porque os antigos misturam muito isso de ser aleijado, retardado ou simplesmente sem noção. Uma dessas três coisas ele com certeza era.
2 Olha só como as fontes sobre história romana são controversas…
3 Depois de cristo, nada a ver com a editora de quadrinhos
4 Que é tipo um sacripanta @ wikipedia.org (en), só que manda mais.

Posted

in

,

by

Comments

2 responses to “Em Roma, coma os romanos!”

  1. FLORIANO Avatar
    FLORIANO

    Que MERDA, envolver O MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA: LULA, num texto b@b@c@ como esse, só pode ser um bostonazista… tá feliz com o nazifascismo, a miséria, a fome, a morte (620 mil mortos já), né NÃO?

    1. girino Avatar
      girino

      Cara, você conseguiu achar bolsonarismo num texto de 14 anos atrás, de quando Lula era presidente e o bolsonaro era uma figura caricata que aparecia nos noticiarios da madrugada igual cabo daciolo! Parabéns! Você ganhou o prêmio robozinho eleitoral da década!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.