Windows == 20% do PIB per capita

TuxAtravés do Slashdot me deparei com 3 artigos interessantes sobre porque o software livre é tão “forte” no Brasil. O primeiro apresenta de cara um levantamento “econômico”: o Windows para um Brasileiro custa 20% do PIB per capita, contra 1% para um americano. Essa diferença por si só já justificaria bastante coisa, mas ele entra com outros fatores:

  1. Total desrespeito por direitos autorais
  2. fortes sentimentos anti-microsoft, e
  3. monopólio “linux” entre os geeks dominantes.

Citando ainda um agravante para os dois primeiros pontos: Forte sentimento anti-americanista. Acho que pra nós, nada de novo… Mesmo assim, com explicações históricas e levantamentos ele embasa muito bem essas opiniões. Excelente artigo.

link

O segundo basicamente “cita” o primeiro com um breve resumo e acrescenta: Nem tudo é sentimento anti-americano, parte disso é só a percepção de que é quase impossível construir um negócio na área de software de sucesso baseado em software alheio :).

link

Por último vem um artigo sobre a degradação da imagem do Brasil como paraíso do software livre. Os motivos são controversos: corrupção ou incompetência, tanto faz. O Brasil desrespeita TANTO os direitos autorais que nem mesmo as licensas livres (que são também baseadas nos princípios dos direitos autorais) são respeitadas. As políticas públicas se baseam mais em “chupar” software de graça já que não dá pra piratear microsoft, do que em criar realmente um desenvolvimento de sotware local (o que seria louvável). Por fim, o governo Lula abandonou no último mandato qualquer menção ao software livre exceto por coisas vagas como “melhorar os serviços para o cidadão (…) e ampliar a base tecnológica, incluindo o uso de software livre”.

link

Comments

One response to “Windows == 20% do PIB per capita”

  1. Gustavo Duarte Avatar

    Ola Girino,

    Eu vi o referal do seu site pro meu, e dei uma olhada no seu wiki e blog. Estou escrevendo soh pra dizer que achei o site muito engracado e bem escrito – essa historia do girino deus, o “Um ano de Lilica”, etc, hahahhah, muito bom 🙂

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.