Uma cidade, um homem e uma igreja

[amazonify]0525950486:right[/amazonify]Esta é a história contada em A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones @ wikipedia.org (es). Podia ser um romance histórico: Conta o reinado de Pedro III @ wikipedia.org (en) da catalunha. Ou as relações entre nobres, comerciantes e camponeses catalões no século XIV. E ainda a peste, e o despovoamento. As guerras, lutas e intrigas políticas. As relações entre cristãos, judeus e inquisição @ wikipedia.org (pt). Ou entre o papa @ wikipedia.org (en) e o rei. Ou entre a Catalunha @ wikipedia.org (pt) velha e a nova. Entre bastaixos @ wikipedia.org (es), barqueiros e marinheiros. Entre mulheres nobres, camponesas, prostitutas e suas roupas coloridas.

Mas não é!

É a história de um homem que nasceu, cresceu e viveu por uma cidade e por sua igreja: Santa Maria do Mar @ wikipedia.org (en). Um homem do povo que amava o povo e se dedicava a ele. Um homem bom. E sua dedicação a Santa Maria do Mar: a mãe que nunca teve.

É Arnau Estanyol, filho de um camponês fugido que encontra a liberdade em Barcelona @ wikipedia.org (en). Sua lembrança de um pai orgulhoso dizendo: “Agora somos livres!”, o faz resistir aos desmandos da nobreza e dos ricos, se tornar um bastaix @ wikipedia.org (en), orgulhoso de seu trabalho duro. Resistir à peste que lhe tira entes queridos. Resistir à ruína e à inquisição.

É um livro que prende a gente do início ao fim! Não passa um capítulo sem o suspense e a surpresa do que virá a seguir. Cada capítulo é inebriante, denso e encantador! Não é um romance histórico, é a história de um homem que deu tudo por sua cidade, sua igreja e sua santa. E quando menos esperava, foi salvo por todos aqueles a quem ele se dedicou ou amou.

É um livro que deixa a gente triste quando vê que está acabando. Eu queria mais! Quero mais! Por favor Arnau, não me deixe sem histórias!

Comments

3 responses to “Uma cidade, um homem e uma igreja”

  1. Carol Avatar

    Quero ler, depois me empresta?

  2. Girino Vey Avatar
    Girino Vey

    Claro! Só que vai sair o olho da cara mandar pelo correio! Tem 600 páginas…

  3. […] históricos pelos Césares do Allan Massie3, depois as sagas do Cornwell, e por fim o belíssimo A Catedral do Mar. Então sempre passei meu tempo imaginando: qual seria o cenário ideal pra um romance histórico […]

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.