Fedora 8: First Impressions

Não lembro mesmo onde vi, acho que no Slashdot, Digg ou algum lugar assim. Era um comentário sobre o Fedora 8 ser melhor que o Ubuntu. Curioso, resolvi experimentar. Baixei primeiro os live cds, e depois o DVD de instalação. Instalei, claro numa máquina virtual (tou usando VirtualBox depois que eu descobri. Apesar de menos completo que o vmware, é mais user friendly e é open source, o que me deixa tendencioso a usá-lo 🙂 Anyway,aqui vão minhas primeiras impressões:

Instalação default (Gnome)

  • Comparando com o Ubuntu 7.10 (que é o que eu estou acostumado) achei mais pesado, mas usável numa máquina moderna.A inicialização demora mais, e a coisa toda parece mais carregada. Comparando o tamanho dos HDs nas máquinas virtuais, vejo que ocupa mais espaço também (4.5Gb contra 3.5Gb do ubuntu). O sistema de atualizações/instalação de pacotes é mais lento, mas nada que atrapalhe demais. De resto, está muito bom. No mesmo nível do ubuntu. A tela de login, alias, é mil vezes mais bonitinha. Kudos pro Fedora (mas ainda não me fez sair do ubuntu não). Tem um porém de “purismo”. No Ubuntu é muito mais fácil instalar softwares proprietários. O Fedora te implora pra usar Ogg/Vorbis no lugar de MP3, mas no final deixa você fazer o que quer. O sistema de instalador do debian (apt-get, que é o padrão do ubuntu) também é mais flexível pra quem é fuçador.
feature Fedora 8 ou Ubuntu 7.10 comentário
Instalador pau a pau, com ligeira vantagem pro ubuntu O fedora começa com uma tela de texto (curses) pra depois entrar em modo gráfico. O Ubuntu cai no modo gráfico direto.
“peso” do sistema ligeira vantagem pro Ubuntu Não testei em uma máquina antiga, mas o Ubuntu ficou mais leve na VM que eu usei. Ocupou também menos espaço em disco.
Tela de login Fedora, de longe! A tela de login do Ubuntu é “unix like” demais. A do Fedora é bem bonitinha, já com a lista de usuários (que no ubuntu precisa ser habilitada depois) e num quadrinho azul bem desenhado, com fontes e icones bacanas.
Sistema de atualizações Ubuntu I just love Debian/apt-get ;). Não me conformo com o apt-get não ser o padrão em todos os linuxes 😉
codecs, drivers proprietários, etc ligeira vantagem pro ubuntu Porque é menos burocrático

Só que o Fedora não é só Gnome! Então resolvi comparar o KDE com o Kubuntu:

Instalação KDE

Na verdade, não é uma nova instalação. Basta habilitar o KDE no instalador de pacotes e boas. Tudo se instala (o ubuntu tem os pacotes do kubuntu, mas nesse ponto ele é realmente mais burocrático. Ponto pro Fedora). Instalei em português, porque uma coisa que tinha notado na casa da minha sogra é que o kubuntu em português CHUPA TEMPO GRANDE, cheio de partes mal traduzidas e erros de tradução. Fiquei Satisfeitíssimo! Tradução muito boa e completa. Não vi ainda nenhuma frase em inglês. Kudos triplos pro Fedora. Também fiquei satisfeito de não ver a mistureba Gnome/KDE que é o kubuntu. Dependendo do que se instala o synaptic aparece no meio dos menus do KDE. Enfim, o atualizador/instalador do Fedora é melhor integrado com o KDE.

Pra mim, sinceramente, nesse quesito não precisa d etabela comparativa: Fedora é MUITO MELHOR que o kubuntu. Lembrando, claro, que é mais pesado, logo não recomendo pra computadores antigos. Mas nesses eu provavelmente iria com uma distro baseada em Xfce, como o Xubuntu. Alias, não avaliei o fedora com Xfce, mas pra ser imparcial teria de reinstalar APENAS com o xfce e ver se fica pesado.

Alguém sabe se existe um jeito de simular uma maquina “mais lenta” com vmware, VirtualBox ou similar?

girino 16:05, 1 Janeiro 2008 (BRST)


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.