2007 July 27 17:34:26 BRT

Tem doido pra pra tudo! Até pra querer aprender na internet como acender um rechaud de fondue! E como sempre, esse assunto era um dos mais procurados no google pro meu site (por causa da receita de fondue de queijo que postei há algum tempo!). Eu não gosto de decepcionar o google (ou pelo menos não gosto de decepcionar o público que ele me traz), por isso vou escrever:

Como acender um rechaud de fondue

Primeira coisa a ter em mente: Esse álcool que vendem pra gente no supermercado é uma porcaria!!! Sério!!! Antigamente que era bom… a gente podia deixar as crianças correrem coma garrafa de álcool na mão pra poder ficar preocupado se elas iam se queimar ou não. Agora nem isso dá mais! Eu uso o álcool em gel, porque ele demora mais pra evaporar. O álcool líquido que vende hoje em dia é tão porco que ele perde dentro da garrafa sem nem abrir.

Bom, como sou da área de exatas, vou partir de algumas premissas que suponho verdadeiras:

  1. Você já tem o rechaud
  2. A comida (o fondue no meu caso, mas serve pra outras coisas) já deve estar pronta e você só quer acender o rechaud pra levar ela pra mesa.

Sim, meu amigo, a comida (e o fondue) são preparados no fogão, lá na cozinha! Você só traz pro rechaud quando tá na hora de rangar!

Pois bem, coloque o rechaud em posição e prepare seus palitos de fósforo. Fósforos são melhores. Isqueiro vai queimar sua mão e aqueles badulaques que fazem faisca não vão acender nem a libido de um adolescente! Treine a riscar os fósforos antes, porque pode ser difícil pra quem não tem costume. Eu por exemplo preciso riscar umas 2 ou 3 vezes antes que eles acendam!

Agora vem a mágica: derrame o álcool em gel na parte do rechaud que vai pegar fogo (ela se parece com uma panelinha de 10cm com um cabo comprido, toda de metal, na parte de cima tem um furo grande e redondo bem no meio e vários furos redondos em volta, e tem uma tampa que encaixa por cima). Derrame o álcool pelo furo grande do meio até quase transbordar!

Quando estiver quase transbordando, pare de derramar e faça a mágica: segure pela alça, que gira junto com os furos, e gire a parte de baixo do fogareiro. Os furos vão ficar paradinhos, mas a base vai girar, espalhando bem o álcool em gel lá pra dentro.

Encha de novo com álcool em gel até a beirada, gire de novo…

Umas 2 ou 3 vezes vai ser suficiente. O álcool vai ficar bem espalhadinho la dentro e vai ter bastante álcool pro fondue inteiro!

Mas ainda não acabou!

Agora vem a parte do fogo! Risque o fósforo e, sem soltá-lo enfie ele por um dos buracos menores do rechaud. (Sei que você não é burro, mas por via das dúvidas… Se o buraco estiver tampado, gire a base do rechaud ligeiramente , pra qualquer lado, de forma a destampar os buracos). Deve pegar um fogo azulado e quase invisível. Não se engane, ele é quente pra cacete!

Coloque o fogareiro agora em chamas debaixo do rechaud, na parte apropriada. Traga o fondue do fogão par ao rechaud, e divirta-se!

Frequently Asked Questions

Mas ti-ô, e se o fogo apagar?

Se o fogo apagar, acenda de novo. Se não acender, pode ser que o álcool acabou! repita todo o procedimento desde o início, mas tomando cuidado pois:

  1. O fogareiro estará quente, e
  2. se você demorar demais o fondue endurece!

Ti-ô, o fondue tá queimando, esse fogo não tá quente demais?

Tá sim! Pra abaixar o fogo gire a parte com os furos de forma a tampá-los um pouquinho. Mas tome cuidado, se você tampar demais o fogo apaga. Claro que isso varia de rechaud pra rechaud e de álcool pra álcool, então não dá pra dizer qual o tanto exato que tem de tampar. Em alguns casos vai ter de tampar tudo, e ainda assim vai continuar queimando. Nesse caso, você pode usar a tampinha do fogareiro (uma outra panelinha que magicamente encaixa em cima do fogareiro, só que de cabeça pra baixo) pra fechar um pouco da parte redonda grande também. CUIDADO, o risco de apagar o fogo nessa situação é grande. Pratique em casa antes de mostrar esse tipo de habilidade para seus amigos!

Ti-ô, já acabei, vem me limpar?

Não! Não limpo bunda de marmanjo! Se você acabou de comer, use a tampinha descrita no item anterior para apagar o rechaud! NÃO SOPRE, isso pode fazer o álcool derramar e foder a bicicleta como se diz por aqui! Use a tampinha sempre! Espere esfriar e só depois escorra o resto do álcool fora.

Pode deixar guardado bem tampadinho com o álcool dentro, mas lembre de deixar longe de coisas que emitam faiscas, chamas ou calor intenso.

Por hoje é só

Mas se você tiver ainda alguma dúvida, deixe um comentário no meu blog que eu arrespondo ou acrescento porraqui!

girino 17:36, 27 Julho 2007 (BRT)


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.