2007 July 15 11:01:09 BRT

Arquivos grandes, DVD e linux

Resolvi aposentar meu antigo “servidor” aqui de casa. Era meu micrinho velho que ficava ligado 24h por dia rodando meu site, baixando meus torrents etc. Só que agora eu tenho um site só meu (esse, duh) e não preciso mais de um servidor em casa. Resultado? Aposentei ele.

Só que pra aposentar eu tinha de backupear as porcarias todas! Não tive a menor dúvida, gerei uma imagem do HD (era de 10Gb só) e compactei ela. Deu menos de 4Gb compactado!!! É só gravar em DVD. Aí é que o bicho pegou!

No meu bom e velho Ubuntu, fui em “Places”->”CD/DVD Creator”, arrastei os arquivos pra lá, coloquei o DVD virgem no drive, cliquei em “Burn”, e em menos de 30 segundos o bichinho me avisa que tava gravado!

  • O quê? Tá maluco?

Fui conferir, e o DVD tava vazio! ARGH! perdi um DVD atoa! E nem mensagem de erro nem nada! Foda!!!!

Fiz dúzias de testes, tentando gerar ISO, olhando o resultado… Sempre vazio. Baixei outro gravador de DVD, um tal de GnomeBaker, e esse pelo menos tinha a decência de não me deixar incluir o arquivo que eu queria. Gerei ISOs com arquivos menores e ia tudo numa boa, com o meu arquivão, nada!

Aí bateu uma luz: será que tem limite de tamanho de arquivo no DVD? Por isso que os filmes vem sempre quebradinhos em arquivos menores, um por “capítulo”? Não tive dúvidas:

split -b 500m backup.bz2 backupbz.

Agora com meus 8 arquivinhos de 500 mega, gerei o ISO, e … tcharam!!! Tudinho dentro do iso!
Foi só clicar com o botão direito, “open with CD/DVD Creator…” e sair pro abraço!!!

GirinoVey 11:14, 15 Julho 2007 (BRT)


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.