Sumiço == crash de HD

Sim, eu sumi daqui por uns dias: Perdi tudo do meu HD na quarta passada e ainda estou tentando identificar os motivos do "pau" que deu.

Pra quem tiver interessado...

Depois de uma atualização do ubuntu (novo kernel e mais dúzias de pequenas porcarias), o meu micro começou a travar direto. Alias, o X travava direto. Como isso travava meu teclado, eu precisava reiniciar usando o botão de reset. No final, de tanto reset, o micro não bootava mais. (Acho que nesse meio tempo eu fiz algumas cagadas tentando recuperar os paus que o HD começou a dar). Acabou que o micro não bootava mais.

Com um liveCD do knoppix consegui fazer um fsck: os diretorios /var e /etc tinham sido perdidos. O home parecia intacto. Usando esse mesmo liveCD e mais um HD externo (gaveta USB) fiz backup de tudo que pude. Deletei um monte de pr0n nessa estória :(.

Reinstalei o ubuntu "from scratch", e gastei uma tarde inteira rodando fsck -cc pra marcar os badblocks do HD.

E não é que no dia seguinte travou de novo?

Depois de várias consultas aos universitários detectamos que a coisa deve ser problema do driver proprietário da placa de vídeo. Alguns testes indicam que é mesmo: sem usar o driver o micro ja passou 2 dias sem travar.

A hipótese de temperatura da placa de vídeo surgiu também. Esse tutorial ajudou a monitorar (e descartar) essa hipótese: quando travou a placa estava fria. (tutorial: http://www.techthrob.com/tech/linuxsensors.php)

Por fim, reinstalei uma versão antiga do driver da NVidia (baixado do site alguns meses tras). Parece que resolvou o problema! Amanhã vai ser teste de fogo, se sobreviver...

Leave a Reply