Como enviar emails de seu host local (ou o que o apt-get não te conta).

Larguei mão de pagar provedor de email. O google me fornece um serviço melhor, maior e mais barato (i.e. de gratis). Então migrei o meu email @girino.org pro google. Foi fácil, segui as instruções e tudo veio às mil e uma maravilhas.

Mas só que o google preza pela segurança bem mais que a locaweb (meu anterior provedor), e eu não consegui mais mandar emails da linha de comando no linux (usando mutt no meu caso, que eu gosto de usar pra automatizar o envio de emails através de scripts, por exemplo). O Google reclamava: não aceito servidores de email de mentirinha, seu bobão[foot]Na verdade a mensagem era "The IP you're using to send mail is not authorized to send email directly to our servers. Please use the SMTP relay at your service provider instead. Learn more at http://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=10336 9si12791434ywf.9"[/foot]! Ou você autentica ou se vira com seu provedor. Só que meu provedor, é... digamos... fuleiro! Não me fornece conta de email nem nada. Então fiquei na mão.

Até fucei outros jeitos de configurar o "relay" no exim (o "sendmail" que o ubuntu usa chama exim), mas não adiantava: ninguém me queria!

Aí eu pensei: poxa, esse exim é tão bacana, será que ele não autentica sozinho? E pior que eu autentica! foi só acrescentar a linha

*:meuusuario@gmail.com:minhasenha

no arquivo

/etc/exim4/passwd.client

e usar o host

smtp.gmail.com

como smarthost no exim.

Para configurar o exim, rode:

sudo dpkg-reconfigure exim4-config

no terminal, selecione a opção de "mail sent by smarthost; received via SMTP or fetchmail" e deixe os valores padrão todos exceto quando ele perguntar o endereço do seu smarthost. Nessa hora preencha com

smtp.gmail.com

.

Agora é só usar o pine, mutt, mail ou qualquer outro programa de linha de comando que você queira, e partir pro abraço!

6 thoughts on “Como enviar emails de seu host local (ou o que o apt-get não te conta).

  1. Meu camadara percebi que você já é malandro nesta parada de enviar emails, tenho um problema o meu provedor que é do censanet não quer permitir que eu envie emails pelo programa que eu tenho no meu pc (jc-email) este é o programa, ele envia tipo assim 100.000 email por hora, ai meu camadara eles não querem permitir que eu envie estes emails, dizem que não libera para não por em risco os emails dos clientaes deles; Oque faço?
    Será que você poderia me dar uma luz, ficarei muito grato a você.
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    PS. Ludimar Guerra
    ludimarsguerra@gmail.com

  2. O que fazer? CRIE VERGONHA NA CARA!!! Pare de mandar spam e atrapalhar a vida dos outros! Ou você acha que eu ia te incentivar? Seu provedor está mais do que certo, porque se ele deixar você fazer uma MERDA dessas, eles vão ser é colocados em tudo que é lista negra da internet.

  3. Comentários que ofendam, ironizem ou agridam outros usuários, por mais merecido que seja, só serão aceitos se partirem de mim! Demais comentários desse tipo serão apagados.

Leave a Reply