Quando os sapos uivam, a internet re-passa…

Lá pros idos de 1900 e antigamente, quando papel @ wikipedia.org (en) ainda era meio de comunicação de massas e as pessoas usavam fita cassete @ wikipedia.org (en) pelo correio @ wikipedia.org (en) pra mandar músicas pros amigos distantes, meu irmão se interessou por literatura. Poesia em especial. E seguindo os estranhos costumes daquela época medieval, usou de um mecanismo de divulgação bastante estranho: O Fanzine @ wikipedia.org (en).

Pra quem não viveu na era das trevas @ wikipedia.org (en), quando google era o barulho que a coca-cola fazia ao sair do “casco” de vidro com tampinha que nem rosca tinha, um Fanzine é um pedaço de papel onde pessoas escreviam suas idéias, desenhos, obras, críticas ou qualquer manifestação que hoje cai no domínio da DMCA @ wikipedia.org (en), e distribuíam entre os amigos, nas escolas e faculdades ou mesmo no centro da cidade. Usavam-se tecnologias estranhas como “mimeógrafo @ wikipedia.org (pt)” ou “máquina de xerox @ wikipedia.org (en)”, que assustariam qualquer um hoje em dia, mas que eram demandadas pela religião @ wikipedia.org (en) e tecnologia da época como purificadoras das cópias impressas de forma barata e prática.

Claro que religiões, assim como ciência e tecnologia, mudam um dia! E o Fanzine do Sapão evoluiu! De papel virou bits @ wikipedia.org (en), de bits virou HTML @ wikipedia.org (en), HTTP @ wikipedia.org (en), e por fim virou Blog!

Então, depois de um milênio de evoluções, tenho o prazer de (re)apresentar o Fanzine que o Sapão lançava nos idos do milênio passado:

UIVO

Que como o Sapão mesmo descreve:

O Uivo foi um fanzine (em papel e depois na web) dedicado à publicação de textos literários de autores pouco (ou nada) conhecidos. Agora é um blog…

link (thanks, e re-thanks sapão)


Posted

in

,

by

Comments

3 responses to “Quando os sapos uivam, a internet re-passa…”

  1. kenji Avatar

    nossa… e os zines “proibidos” do alt2600 e do barata elétrica? 😀

  2. Sapão Avatar

    Pra quem quiser saber um pouco mais da hitória do Uivo: http://blog.sapao.net/2008/05/novo-uivo.html

  3. Mile Avatar

    Nossa, como evoluímos né ?? vou dar uma conferida no blog dele !!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.