Internet Radio

Tou sumido, confesso! Agora entro de férias e devo aparecer mais um pouco por aqui. Vamos deixar por aqui então as novidades:


Pirenópolis

Semana passada fomos a pirenópolis. Fotos?

Talvez eu crie coragem e escreva uma resenha.


Internet Radio

Minha brincadeira desse final de semana foi por uma "rádio" pra funcionar na internet. Pra quem quiser ir dando uma olhada, se eu tiver online o endereço da radio é esse:

Pra quem tem menos preguiça, conto a estória completa:

Comecei tentando conectar no servidor de um colega com o [shoutcast http://www.shoutcast.com/]. Cara, já tentaram achar um cliente de shoutcast decente no linux? Eu tentei e digo: Que merda! Tentei tudo que achei. Soluções que usavam o jackd, como:

  • Internet DJ Console (Não consegui inserir arquivos na playlist, mas chegou a funcionar num dado momento usando o driver "dummy" do jackd, ou seja, os outros ouviam a radio, mas eu nao :()
  • DJPlay (que eu não consegui descobrir como mandar ele conectar)

Num dado momento, apelei. Decidi que o icecast deveria ser melhor integrado com o ubuntu, certo? Errado! Quando eu finalmente consegui fazer a radio funcionar no icecast2 (porque os clientes nativos do ubuntu nao sao compilados usando LAME, e por isso so usam ogg/vorbis) usando xmms2, descobri que quando passava de uma musica pra outra o player que tivesse conectado perdia a conexão e o ouvinte tinha de conectar de novo (é mole?). Isso já era 4 da manhã de ontem! Resolvi deixar pra hoje.

Briguei ainda um pouco pela manhã, mas sem sucesso. Quer dizer, tive sucesso. Fiz um servidor de icecast2 rodando ogg/vorbis e tudo mais, só pra descobrir que no windows ninguém tem codec ogg/vorbis instalado! Grandes meldas minha rádio né? que ninguém ia ouvir porque só o otário aqui usa linux!

Por fim, apelei: fui no site do shoutcast e, pasmem, descobri que ele tem um server e um cliente de linha de comando pra linux. Não é open source, claro. Mas funciona! Ralei um pouco pra editar os arquivos de configuração, que não são muito fáceis. Mas em 2 ou 3 horas consegui! Server e cliente rodando perfeitos. Neguim do windows e do linux (e do mac... o carlão acessou) acessando! Show de bola. Acessem aí: http://amsx.no-ip.org:8008/

--girino 22:37, 9 Dezembro 2007 (BRST)

Leave a Reply